terça-feira, 2 de julho de 2013

Verbo Transitivo Direto e Indireto

Diz-se que um verbo é Transitivo Direto ou Indireto se ele sozinho precisar de complemento para obter sentido completo.
O que determina se ele é Verbo Transitivo Direto ou Indireto é se ele estiver acompanhado de preposição. Caso ele esteja acompanhado de Preposição, será Verbo Transitivo Indireto.

Verbo Transitivo Direto

É o verbo que não precisa de preposição para obter sentido completo de frase.
São verbos que indicam que o sujeito pratica a ação sofrida por outro elemento que é chamado de Objeto Direto.
Os pronomes oblíquos átonos que funcionam como objeto direto são os seguintes: me, te, se, o, a, nos, vos, os, as.
Os pronomes oblíquos tônicos que funcionam como objeto direto são os seguintes: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, eles, elas
Quando há pronomes oblíquos tônicos, o objeto é classificado como Objeto Direto Preposicionado.


 
 
Dica: Somente o Verbo Transitivo Direto aceita ser transformado para a voz passiva.

Berenice comprou vestidos e sapatos.
Sujeito = Berenice
Verbo = Comprou
O verbo indica que o sujeito pratica a ação? Sim?
Comprou = Verbo Transitivo Direto.
Vestidos e Sapatos = Objeto Direto.

Tenho um lindo colar Africano.
Sujeito = Eu(Sujeito Oculto);
Verbo = Tenho;
O verbo indica que o sujeito pratica a ação? Sim?
Tenho = Verbo Transitivo Direto.
Um lindo colar Africano = Objeto Direto.

Verbo Transitivo Indireto

São Verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição e seu complemento é denominado Objeto Indireto. A preposição é obrigatória neste tipo de verbo.
Os pronomes oblíquos átonos que funcionam como objeto indireto são os seguintes: me, te, se, lhe, nos, vos, lhes.
Os pronomes oblíquos tônicos que funcionam como objeto indireto são os seguintes: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, eles, elas.

Necessito de férias.

Sujeito = Eu(Sujeito Oculto);
Verbo = Necessito;

Necessito = Verbo Transito Indireto
de férias = Objeto Indireto 

Eles acreditam em Deus
Sujeito = Eles;
Verbo = Acreditam;
Acreditam = Verbo Transitivo Indireto
em Deus = Objeto Indireto;

Verbos Transitivos Diretos e Indiretos

Que é quando há a presença do Verbo Transitivo Direto e Indireto na mesma oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário