sábado, 29 de junho de 2013

Exercícios

01. (UC-BA) Você sabe ....... razão o chefe pediu para ....... fazer o serviço.
a) por que- mim
b) porque - mim
c) por quê - mim
d) porque - eu
e) por que - eu

Resolução.
Por que é usando quando há sentido de por qual razão, por qual motivo.
o Mim se usa quando o sujeito não pratica a ação
RESPOSTA E

02. (FUVEST) Dentre as seguintes frases, assinale aquela que não contém ambigüidade:
a) Peguei o ônibus correndo.
b) Esta palavra pode ter mais de um sentido.
c) O guarda deteve o suspeito em sua casa.
d) O menino viu o incêndio do prédio.
e) Deputado fala da reunião do Canal 2.

Resolução
a) Peguei o ônibus correndo. O sujeito estava correndo e pegou o ônibus ou o motorista estava dirigindo o Ônibus rápido e Ele pegou o ônibus correndo? Há ambiguidade;
b) Esta palavra pode ter mais de um sentido. Cadê a ambiguidade?
c) O guarda deteve o suspeito em sua casa(casa do guarda) ou na casa do suspeito? Há ambiguidade;
d) Ele viu o incêndio de um prédio? ou Do prédio(o local que ele viu). Há ambiguidade.
e) O deputado fala da reunião que ocorreu no canal 2 ou da reunião que ocorreu sobre o canal 2?
RESPOSTA LETRA B

03. (ITA) Dada as sentenças:
1. Doeu-lhe fundo a perca do inestimável amigo.
2. Escolhi João para ser meu testemunha.
3. Se você não pode resolver o problema, tão pouco o posso eu.
Deduzimos que:
a) apenas a sentença nº 1 está correta
b) apenas a sentença nº 2 está correta
c) apenas a sentença nº 3 está correta
d) todas estão corretas
e) n.d.a

Resolução
perda é com sentido de privar-se de algo
testemunha é um substantivo feminino. o uso do meu está incorreto. Minha testemunha
posso eu deveriam estar em lugares opostos. EU POSSO.
RESPOSTA LETRA E

05. (MACK) Assinale a alternativa que completa o período:
....... anos que não ....... vejo e só daqui ....... um mês poderei
....... .
a) Fazem - a - a - lhe abraçar
b) Faz - lhe - - te abraçar
c) Fazem - a - - abraçá-la
d) Faz - lhe - há - abraçá-la
e) Faz - a - a - abraçá-la

Resolução
O verbo fazer quando se refere a tempo ele fica na terceira pessoa do singular. Faz anos.
RESPOSTA LETRA E

06. (SANTA CASA) A carta vinha endereçada para ....... e para
.......; ....... é que a abri.
a) mim - tu - por isso
b) mim - ti - porisso
c) mim - ti - por isso
d) eu - ti - porisso
e) eu - tu - por isso

Resolução
Por isso é o correto, não existe porisso junto.
O mim é usado quando o sujeito não pratica a ação.
O ti funciona como mim, o correto é tu.
RESPOSTA LETRA E

07. (OSEC) Assinalar a frase gramaticalmente correta:
a) Quando ele vir esse documento, reagirá imediatamente.
b) Quando ele ver esse documento, reagirá imediatamente.
c) Quando ele vir este documento, reagirá imediatamente.
d) Quando ele ver este documento, reagirá imediatamente.
e) Quando ele vir esse documento, reajirá imediatamente.

Resolução
Este se usa quando o objeto está perto de quem fala
Esse se usa quando o objeto está perto de quem escuta.
Reagirá é com G
O Verbo Ver no futuro do conjuntivo ele fica no VIR.
RESPOSTA LETRA C

4 comentários: