quarta-feira, 3 de julho de 2013

Verbos de Ligação

Verbos de Ligação são verbos que não indicam ação. Eles estão lá para ligar o Sujeito e Predicado.

Sujeito é quem pratica a ação verbal ou de quem se fala a frase(Maria brincou, Eu amei, nós queremos, João beijou....)
Predicado é o que dá sentido ao sujeito, que muda o sujeito.
Diz-se que ao encontrar o sujeito o resto é Predicado.

Os Principais verbos de ligação são:
  • ser
  • estar
  • permanecer
  • ficar
  • parecer
  • continuar
  • virar
  • torna-se
  • aparecer

Minha amiga é gentil
Minha = pronome
Amiga = substantivo
Minha amiga = Sujeito
é = verbo de ligação(não indica ação)
gentil = adjetivo de Minha amiga.

O Carro é novo
O = Artigo masculino
Carro = substantivo
O Carro = O sujeito
é = verbo de ligação(não indica ação)
novo = adjetivo de carro

Joice parece cansada
Joice = substantivo e Sujeito
parece = verbo de ligação(não indica estado de ação)
cansada = adjetivo de modo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário